Lupulagem de Primeiro Mosto – First Wort Hopping

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Bastante simples de se fazer e com resultados interessantes, a Lupulagem de Primeiro Mosto (First Wort Hopping) consiste em adicionar uma quantidade de lúpulo na panela de fervura, logo que se iniciar a transferência do mosto da panela de brassagem para a de fervura, com a intenção de:

– Proporcionar um amargor mais uniforme;

– Contribuir para um maior equilíbrio na relação entre dulçor x amargor;

– E, favorecer para um aroma mais refinado na cerveja.

E aí Cervejeiro, buscando essas características em sua próxima cerveja?

Então vamos direto ao ponto e observar alguns detalhes interessantes dessa técnica…

Lupulagem de Primeiro Mosto

Como Fazer a Lupulagem de Primeiro Mosto – First Wort Hopping?

Como mencionado logo no início desse post, para se fazer a Lupulagem de Primeiro Mosto basta fazer a primeira adição de lúpulo no mosto logo antes do início da fervura, ou seja, em vez de aguardar o início da fervura para se fazer a primeira lupulagem, você já a faz logo quando o mosto é aquecido para a fervura.

E com isso, surge a seguinte dúvida…

Quanto de Lúpulo Posso Utilizar no First Wort Hopping?

A verdade é que não existe uma regra finita para isso, algumas fontes sugerem ao menos 30% da totalidade de lúpulo da sua receita, outras o total de lúpulo separado para a adição de aroma, no entanto, você poderá utilizar quaisquer quantidades de lúpulo no First Wort Hopping, valendo para isso, os objetivos definidos previamente no planejamento da sua receita.

Ah… E um ponto interessante a se observar é que a Lupulagem de Primeiro Mosto, tende a aumentar em cerca de aproximadamente +10% do valor de IBU para essa adição de lúpulo, onde para efeito desse cálculo, você levará em conta o mesmo tempo programado para a fervura, ou seja, 90, 70 ou 60 min.

Quais tipos de lúpulo posso utilizar no FWH?

A verdade é que qualquer tipo de lúpulo pode ser utilizado nessa técnica – tanto lúpulo de amargor quanto de aroma -, sendo o mais importante fazer alguns testes de acordo com o estilo e características pretendidos para a sua cerveja.

E por se falar em estilos…

Grandes variedades de estilos são beneficiados com a Lupulagem de Primeiro Mosto, todavia, vale ressaltar que mesmo proporcionando uma elevação do IBU, o amargor resultante dessa técnica será mais suave e harmonioso, contribuindo assim, mais para o equilíbrio que para seu destaque na cerveja – característica bastante desejada em estilos menos lupulados.

Observa-se também que, por mais que a Lupulagem de Primeiro Mosto contribua para o aroma da nossa cerveja, essa adição não substituirá por completo a adição de aroma, até porque, uma boa parte dos óleos essenciais do lúpulo tendem a se evaporar durante a fervura, e com isso, necessitando dessa adição posteriormente.

Portanto Cervejeiro, que tal testar um FWH na próxima brassagem e ver os resultados?

E para não perder o costume… Sugestão, dicas ou dúvidas… Comente! 😉

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

privacy Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

6 ideias sobre “Lupulagem de Primeiro Mosto – First Wort Hopping

  1. Denis

    Fala cervejeiro!
    Deixa eu ver se entendi direito… vou add o lúpulo de amargor assim que tiver todo o mostro dentro da panela de fervura, certo?(eu tenho que fazer umas 3 lavagens no meu mostro por conta do tamanho da panela de mostura)
    Neste caso somente adicionaria após o inicio do aquecimento do mostro para a fervura, quando ele se encontra na casa dos 68º(por por conta do tempo que demora entre a primeira lavagem e a ultima) e o FWH ocorreria dentro da faixa de 68 a 95(meu ponto de ebulição), certo?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Denis,

      Isso mesmo, você faria a primeira adição de lúpulo assim que tiver todo o mosto na panela de fervura. E com isso, você iniciaria o aquecimento do mosto para fervura já com essa primeira adição.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  2. Mateus Santos

    Boa noite! Estou pensando em usar o FWH na minha IPA, vou utilizar só um estilo de lúpulo (azacca), adiçao em 3 fases na fervura, incio, 20min e 0min depois dry hopping acha q pode dar certo?
    O FWH fara alguma diferença?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Mateus,

      Sem dúvida, pode utilizar sim.
      E vale lembrar que o FWH irá proporcionar um amargor mais harmonioso, assim como, contribuir para o sabor de lúpulo a sua cerveja.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*