Lupulagem de Primeiro Mosto – First Wort Hopping

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Bastante simples de se fazer e com resultados interessantes, a Lupulagem de Primeiro Mosto (First Wort Hopping) consiste em adicionar uma quantidade de lúpulo na panela de fervura, logo que se iniciar a transferência do mosto da panela de brassagem para a de fervura, com a intenção de:

– Proporcionar um amargor mais uniforme;

– Contribuir para um maior equilíbrio na relação entre dulçor x amargor;

– E, favorecer para um aroma mais refinado na cerveja.

E aí Cervejeiro, buscando essas características em sua próxima cerveja?

Então vamos direto ao ponto e observar alguns detalhes interessantes dessa técnica…

Lupulagem de Primeiro Mosto

Como Fazer a Lupulagem de Primeiro Mosto – First Wort Hopping?

Como mencionado logo no início desse post, para se fazer a Lupulagem de Primeiro Mosto basta fazer a primeira adição de lúpulo no mosto logo antes do início da fervura, ou seja, em vez de aguardar o início da fervura para se fazer a primeira lupulagem, você já a faz logo quando o mosto é aquecido para a fervura.

E com isso, surge a seguinte dúvida…

Quanto de Lúpulo Posso Utilizar no First Wort Hopping?

A verdade é que não existe uma regra finita para isso, algumas fontes sugerem ao menos 30% da totalidade de lúpulo da sua receita, outras o total de lúpulo separado para a adição de aroma, no entanto, você poderá utilizar quaisquer quantidades de lúpulo no First Wort Hopping, valendo para isso, os objetivos definidos previamente no planejamento da sua receita.

Ah… E um ponto interessante a se observar é que a Lupulagem de Primeiro Mosto, tende a aumentar em cerca de aproximadamente +10% do valor de IBU para essa adição de lúpulo, onde para efeito desse cálculo, você levará em conta o mesmo tempo programado para a fervura, ou seja, 90, 70 ou 60 min.

Quais tipos de lúpulo posso utilizar no FWH?

A verdade é que qualquer tipo de lúpulo pode ser utilizado nessa técnica – tanto lúpulo de amargor quanto de aroma -, sendo o mais importante fazer alguns testes de acordo com o estilo e características pretendidos para a sua cerveja.

E por se falar em estilos…

Grandes variedades de estilos são beneficiados com a Lupulagem de Primeiro Mosto, todavia, vale ressaltar que mesmo proporcionando uma elevação do IBU, o amargor resultante dessa técnica será mais suave e harmonioso, contribuindo assim, mais para o equilíbrio que para seu destaque na cerveja – característica bastante desejada em estilos menos lupulados.

Observa-se também que, por mais que a Lupulagem de Primeiro Mosto contribua para o aroma da nossa cerveja, essa adição não substituirá por completo a adição de aroma, até porque, uma boa parte dos óleos essenciais do lúpulo tendem a se evaporar durante a fervura, e com isso, necessitando dessa adição posteriormente.

Portanto Cervejeiro, que tal testar um FWH na próxima brassagem e ver os resultados?

E para não perder o costume… Sugestão, dicas ou dúvidas… Comente! 😉

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

privacy Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

10 ideias sobre “Lupulagem de Primeiro Mosto – First Wort Hopping

  1. Denis

    Fala cervejeiro!
    Deixa eu ver se entendi direito… vou add o lúpulo de amargor assim que tiver todo o mostro dentro da panela de fervura, certo?(eu tenho que fazer umas 3 lavagens no meu mostro por conta do tamanho da panela de mostura)
    Neste caso somente adicionaria após o inicio do aquecimento do mostro para a fervura, quando ele se encontra na casa dos 68º(por por conta do tempo que demora entre a primeira lavagem e a ultima) e o FWH ocorreria dentro da faixa de 68 a 95(meu ponto de ebulição), certo?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Denis,

      Isso mesmo, você faria a primeira adição de lúpulo assim que tiver todo o mosto na panela de fervura. E com isso, você iniciaria o aquecimento do mosto para fervura já com essa primeira adição.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  2. Mateus Santos

    Boa noite! Estou pensando em usar o FWH na minha IPA, vou utilizar só um estilo de lúpulo (azacca), adiçao em 3 fases na fervura, incio, 20min e 0min depois dry hopping acha q pode dar certo?
    O FWH fara alguma diferença?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Mateus,

      Sem dúvida, pode utilizar sim.
      E vale lembrar que o FWH irá proporcionar um amargor mais harmonioso, assim como, contribuir para o sabor de lúpulo a sua cerveja.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  3. Leandro Pasa

    Olá David! Show de bola o post!
    Após ler aqui, já fiz o first wort em duas levas, uma Kolsch ( 24 IBUs /0,508 bitterness ratio) somente com saaz, a qual me surpreendeu pelo amargor “redondo”, apesar de simples, ficou uma cerveja deliciosa. E por último uma English IPA (48 IBUs/0,784 bitterness ratio) que está maturando, a qual usei EKG para FWH, mesmo provando ela na maturação também pude sentir que o amargor, mesmo bem presente, não é “áspero”, é um amargor, digamos, mais aveludado.
    Obrigado pelas informações.
    Abraço!

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Leandro,

      Poxa que bacana! 😀
      Meus parabéns, Cervejeiro.

      Fico bastante contente em saber que esse post tenha contribuído para o sucesso dessas suas brejas.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  4. Valter Roberto Lemes Neves

    Olá David. Deixa ver se eu entendi… Suponha que usarei na minha receita 15 g de lúpulo Z para aroma e 30 g de lúpulo Y para amargor. Qual deles que usarei para a lupulada de primeiro mosto? Qual quantidade? E se eu vou ter que usar mais lúpulo na receita ou desconto do previsto acima. Obrigado pelas dicas!

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Valter,

      Na verdade, não existe uma regra finita nem para a quantidade nem para a variedade ideal de lúpulo que poderá ser utilizado no FWH, o ideal é você levar em consideração sempre os teus objetivos com a receita.

      Entretanto, nas primeiras utilizações dessa técnica – até mesmo para você perceber a diferença -, o que poderá ser feito, para simplificar essa questão, é a substituição da adição do amargor pelo FWH (levando sempre em consideração que nessa técnica você terá um aumento médio de 10% da quantidade de IBU).

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*