Como Instalar o Termostato na Geladeira Cervejeira

Quando iniciamos nesse maravilhoso mundo de fazer cerveja em casa, nos deparamos com diversos equipamentos, métodos, processos e muitas outras coisas que precisamos pensar na hora da fabricação, e às vezes deixamos de pensar com carinho no controle de temperatura da fermentação. Acredite, esse descuido pode causar diversos aromas/sabores indesejáveis na sua cerveja, e, em alguns casos, comprometer toda uma leva.

Encontramos diversos relatos de fermentação em temperatura ambiente que teve bons resultados, mas como você busca fazer uma ótima cerveja, não podemos negligenciar essa parte tão importante: o controle de temperatura na fermentação.

Portanto, hoje vamos te ensinar a Como Instalar o Termostato na Geladeira Cervejeira.

Termostato

Um dos termostatos mais utilizados por nós, cervejeiros caseiros, tanto pela facilidade de uso quanto pelo baixo investimento, é o TIC-17 da Full Gauge. Ele tem basicamente a função de controlar a temperatura medida por seu sensor de forma que, quando atinge a temperatura desejada, ele automaticamente desliga a geladeira até que ultrapasse novamente a temperatura limite, tornando a ligá-la.

Mas como ele não vem montado, é preciso fazer sua instalação conforme a voltagem desejada (110V ou 220V), que é bastante simples.

Esquema de Ligação do Termostato TIC-17

Abaixo você pode observar o esquema de ligação do termostato TIC-17:

Esquema de ligação do Termostato TIC-17
Veja que o termostato recebe a alimentação direta pelas porta 7 e 8, no caso de uma voltagem 110V, ou 7 e 9 para 220V, funcionando como um interruptor para sua geladeira que é ligada em paralelo com o controlador.

Como Instalar o Termostato na Geladeira Cervejeira

Além do termostato e a geladeira, para essa montagem e instalação você vai precisar dos seguintes materiais:

– 2 ou 3 metros de Fio Paralelo 2 x 2mm;

– 1 metro de Fio 1,5mm;

– 1 Plug Macho;

– 1 Plug Fêmea;

Com os materiais, basta seguir o esquema de montagem abaixo levando em consideração o tipo de voltagem de sua rede elétrica:

 

Esquema de Instalação Termostato TIC 17 Full Gauge -110V

Esquema de Instalação Termostato TIC 17 Full Gauge -110V

Esquema de Instalação para Termostato TIC 17 Full Gauge -110V

 

Esquema de Instalação Termostato TIC 17 Full Gauge -220V

Esquema de Instalação Termostato TIC 17 Full Gauge -220V

Esquema de Instalação para Termostato TIC 17 Full Gauge -220V

– Após a instalação, coloque a geladeira para trabalhar no máximo;

– Por fim, prenda com uma fita o sensor do termostato do lado externo do fermentador.

Viu como é fácil? E mais, controlar a temperatura de fermentação irá te render ótimas cervejas.

Caso fique com alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário! 😉

81 pensou em “Como Instalar o Termostato na Geladeira Cervejeira

  1. Carlos Júnior

    Olá David coloquei o termostato na geladeira, ajustei para 9 mín e 11 máx, depois para 8 e 10, e mesmo assim a geladeira não sai de 12 graus, porquê? Será que o termostato não está bom? Ou a geladeira está com problemas? Lembrando que estou fermentando uma lager e queria deixar a 10 graus. Obrigado!

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Carlos,

      Me diz uma coisa, você colocou a geladeira para trabalhar na temperatura máxima dela? E uma outra questão, o sensor do termostato está medindo diretamente a temperatura do fermentador ou da geladeira?

      Abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  2. Charles Josué

    Na hora de fermentar precisarei de 23°C, como irei usar um freezer para a fermentação tem algum problema eu regular o equipamento para trabalhar nessa temperatura? Sendo que normalmente esse freezer atinge -40°C. Poderia causar algum dano ao meu freezer forca-lo a trabalhar a uma faixa tão alta??

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Charles,

      Pode sim sem problemas, até porque, nessa temperatura seria como se ele estivesse desligado, onde somente quando a temperatura se elevar para acima de 23ºC que o termostato irá fazer com que ele trabalhe, o que ainda assim, será por um curto período.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  3. Claudio

    Olá David

    Adorei suas postagens, ajuda muito quem quer iniciar. Vinha buscando um Kit, mas cada um tem uma configuração e isso me deixava em dúvidas. Com suas postagens, decidi montar o meu e aprender a arte da fabricação artesanal, desde a montagem do kit.
    Forte abraço e muito obrigado.

    Responder
  4. Thiago

    Bom dia.. tentarei montar o termostato em uma geladeira para fermentar minha próxima cerveja.. tenho duas dúvidas pelo que li aqui chat:

    – qual o gradiente de temperatura que a geladeira irá operar?? (ou seja, o mínimo e o máximo)
    – se caso eu precise colocar uma lâmpada para elevar a temperatura, qual utilizar??

    se tiver o esquema de ligação com lâmpada para 220V, publique aqui tb pfv..
    obrigado!! abrs..

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Thiago,

      O mínimo pode variar de geladeira para geladeira, que na maioria dos casos, a temperatura pode chegar a bem próximo de 0ºC. Isso lembrando de manter o controlador da geladeira trabalhando no máximo.

      Já a temperatura máxima vai depender do ambiente, ou seja, quanto mais quente a temperatura externa maior será a temperatura interna, e se caso precise aumentar um pouco mais, pode-se utilizar uma lâmpada bem fraca para essa função.

      Num comentário acima, eu postei o esquema de ligação desse termostato com a geladeira + a lâmpada.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  5. Fernando

    Olá,
    Como não sou do ramo, queria saber se o sensor que fica dentro da geladeira é passado pela porta ou há alguma outra forma? Obrigado

    Responder
  6. danillo

    Bom dia! Vi q a configuração da geladeira deve ficar no maximo. O mesmo devo fazer p congelador ou posso deixá-lo no mínimo p tentar economizar energia?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Danilo,

      No caso do freezer, pode sim. No entanto, recomendo que faça um teste, deixando no mínimo, para ver o tempo que levará para reduzir a temperatura do fermentador, e se caso demorar muito, vá regulando.

      Uma outra questão no uso do freezer, é o cuidado para não deixar o fundo do fermentador em contato direto com o fundo do freezer, coloque-o sobre algo (tipo uma madeira por exemplo).

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  7. Marcos

    Olá David,

    Quanto a voltagem do esquema elétrico, ser 110 V ou 220 V, que teria que se atentar seria apenas em relação ao controlador né?
    A geladeira sendo 110 V ou 220 V sempre serão utilizadas as portas 7 e 11?

    Responder
  8. Elton José Kerber Junior

    Bom dia,

    Eu tenho um freezer antigo e gostaria de utilizar ele para instalar o TIC.
    É daqueles que só liga na tomada e não regula nada(freezer). Será que o TIC faria o mesmo trabalho? ABRAÇO

    Responder
  9. Jose Pissin

    Bom dia! Primeiramente parabéns pelo post, aliado com todos os comentários está sensacional, pois tira praticamente todas as dúvidas. Vi em algum outro lugar que o camarada mantém o sensor dentro de uma garrafa de água na parte interna, como forma de precisar melhor a temperatura do mosto. Você acha essa idéia viável? Faz alguma diferença? Pois o volume é muito diferente.
    Obrigado!

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá José,

      Muito obrigado =)

      Para se ter um controle ainda mais preciso da sua temperatura de fermentação, o correto é que você posicione o sensor do termostato (com uma fita isolante) na parte externa do fermentador – de preferência numa altura abaixo do nível do líquido -, e por cima do sensor cole algum isolante térmico, como um pedaço de isopor.

      Isso é preciso, pois, como a fermentação é um processo exotérmico, a temperatura interna do balde será, durante essa fase, maior que a externa.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  10. Luiz Carlos Nebenzahl

    Olá, otimo este post!
    Os termostatos trabalham com um intervalo de temperatura, quando chega na maxima ele liga o refrigerador e so vai desligar quando chegar na minima. Qual seria o intervalo de temperatura mais indicado? Eu uso um intervalo de 4°C.
    E no caso de um fermento que trabalhe em uma temperatura de 17-24°C como devo ajustar a temperatura minima no termostato?
    Há necessidade de medir a temperatura no interior do fermentador? Ou medindo a temperatura do refrigerador já é suficiente?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Luiz,

      Para não se criar uma diferença muito grande entre a temperatura alvo e a da fermentação, o ideal é manter um intervalo de 1ºC.

      E por mais que as leveduras tenham uma faixa de temperatura de atuação, mínimo e máximo, o correto é você observar qual a melhor temperatura dentro desse intervalo que irá proporcionar os objetivos pretendidos para sua receita, que em muitos casos, você poderá observar na receita ou nas orientações do fabricante, e ajustar o termostato para atuar nessa temperatura.

      Por exemplo, se sua fermentação será conduzida a 19ºC, você deverá ajustar seu termostato para uma temperatura alvo de 19ºC, assim, ao fugir dessa temperatura, ele acionará a geladeira até corrigir essa temperatura.

      Quanto a medição, o ideal é você medir a temperatura interna do balde, que para tanto, basta posicionar o sensor do termostato do lado externo do balde com uma fita isolante.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  11. Gustavo

    Olá David, primeramente parabéns pela matéria.

    Apesar de não ser exatamente minha area de interesse está me ajudando muito, estou querendo fazer uma adega para vinhos utilizando a tecnica que você descreveu.

    Como ainda não possuo uma geladeira sobressalente vou comprar uma (muito mais barato que comprar uma adega hehe), minha dúvida é como fica o funcionamento do “congelador”, a temperatura dessa região será sempre mais baixa que do resto da geladeira mesmo usando o termostato na parte de baixo? Ou existe uma forma de “desligar” ele?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Gustavo,

      Muito obrigado, fico bastante contente em saber que esse conteúdo também é útil para os nossos amigos do vinho..rs

      Na verdade, o termostato irá controlar a temperatura da parte de baixo da geladeira, e quando ele for acionado automaticamente acionará “congelador”. Todavia, independente da temperatura do “congelador”, ao atingir a temperatura alvo na parte de baixo ele irá desligar a geladeira.

      Acredito que deva ter alguma forma de inativar essa parte, mas confesso que não faço a mínima ideia de como fazer. rs

      Forte abraço!

      Responder
  12. JORGE OLIVEIRA

    Olá David e amigos cervejeiros!!

    Sou um mero iniciante nas brassagens e estou com uma duvida em relação à equipamento de controle de temperatura.
    Este termostato TIC-17 Full Gauge ele funciona como um sensor de temperatura ou ele é um sensor e, também, há controle de temperatura?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Jorge,

      Esse termostato possui ambos, ou seja, ele tem um sensor para captar a temperatura a ser controlada, e o controlador de temperatura, para ajustá-la conforme nossa necessidade.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  13. Marco Quintanilha

    Quando vc fala “Após a instalação, coloque a geladeira para trabalhar no máximo;”
    Esse máximo significa o que? Na menor temperatura da geladeira ou na maior? Eu tenho uma Cervejeira Consul, nesse caso eu ligo ela (após instalado o TIC) em que temperatura.
    Lembrando que para fermentação que desejo, tenho que trabalhar em 17ºC

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Marco,

      Esse “no máximo” é a temperatura mais fria de trabalho indicada no controlador da geladeira, mas no caso dessa geladeira especificamente, você poderá colocar para a fermentação no range de temperatura médio e deixar o restante por conta do termostato. rs

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  14. jhonatan

    Comprei o controlador de temperatura e vou usa-lo. Porém a geladeira que eu tenho é um frost-free, li que o controlador não funciona muito bem com este tipo de geladeira. Você tem alguma experiência de uso do controlador com este tipo de geladeira? Pois o termostato da geladeira ta brigando com o TIC 17

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Jhonatan,

      Também li alguns relatos nesse aspecto, todavia, tenho uma geladeira frost free com o TIC 17 e o esquema de ligação mostrado nesse post funcionando já a alguns anos e nunca tive problema.

      Entretanto, pode ser que algumas marcas/modelos de geladeira por possuírem formas de trabalho diferentes venham a interferir no funcionamento dele sim, é uma hipótese.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  15. fabio ribeiro

    Galera, gostaria de fazer uma pergunta. Eu tenho um freezer vertical de gaveta. Tive a ideia de adaptar ele ou seja, retirar as gavetas , instalar uma grades de repartiçoes e instalar uns termostato pra regular a temperatura e nao deixar congelar. Será que dá certo??

    Responder
  16. Marlos

    Pessoal, eu consigo aproveitar a carcaça de uma adega e transformar em uma cervejeira (-3) para aproveitar.. sei que precisarei do termostato é umas adaptações… poderiam me passar algumas dicas??

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*