Harmonização de Cervejas com Chocolate

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

chocolate

Enquanto a páscoa se aproxima e a sua indecisão de qual chocolate comprar não vai embora, que tal escolher um chocolate que harmoniza com uma cerveja? Sim, a harmonização de cervejas com chocolate pode te surpreender!

Muitos ainda não imaginam a combinação de cervejas com doces, mas, basta fazer a combinação certa para se render a tentação de experimentar novas combinações, e assim, surpreender a visita “naquele” jantar ou almoço.

Para uma boa harmonização de cervejas com chocolate você pode usar tanto da similaridade quanto do contraste entre os sabores e aromas de ambos. Ou seja, cervejas com sabores similares aos do chocolate, ou, sabores opostos, mas, que se completem. Nessa hora a imaginação pode fluir livremente.

Essa harmonização é ótima devido a semelhança entre os sabores da cervejas com o do chocolate: amargo, adocicado, condimentado, torrado, tostado e fermentação em alguns chocolates.

O ideal na hora de harmonizar a cerveja com o chocolate é servir a cerveja a aproximadamente 10ºC. Dessa forma, a temperatura irá contribuir para o derretimento do chocolate e evitará que ele se endureça.

As cervejas Stouts e Porters, combinam perfeitamente com chocolates meio amargo, principalmente os com mais de 70% de cacau.

Já o chocolate ao leite, uma boa pedida são cervejas com um alto teor alcoólico, como as Dobbel e Doppelbock, que ajudam a quebrar a sensação de gordura na boca.

As Lambics Frutadas se casam muito bem com chocolates brancos, devido o contraste entre sua leve acidez e o doce do chocolate. As Strong Golden Ale também fazem um ótimo par com esse tipo de chocolate, devido seu alto teor alcoólico e dulçor.

Separei uma lista para te ajudar na harmonização de cervejas com chocolate:

Harmonização de Cervejas com Chocolate

Baden Baden Chocolate
Baden Baden Chocolate: esta é uma Specialty Beer, produzida pela Cervejaria Baden Baden, possui um teor alcoólico de 6% e traz a adição de cacau em sua receita. Um forte aroma de achocolatado, com intenso sabor adocicado, amargor suave e corpo leve. Para uma harmonização mais intensa, escolha chocolate com bastante cacau.

 

 

 

Baden Baden Stout
Baden Baden Stout: uma cerveja nacional do estilo Stout, produzida pela Cervejaria Baden Baden, com teor alcoólico de 7,5%. Traz no aroma notas de malte torrado e no sabor apresenta amargor pronunciado e deixa uma sensação de café e chocolate. Pode-se harmonizá-la com chocolate amargo e meio amargo.

 

 

 

 

Bamberg Schwarzbier
Bamberg Schwarzbier: cerveja de estilo Schwarzbier, com teor alcoólico de 4,8%. Traz no aroma notas de malte torrado e no sabor um amargor muito leve com sensação residual de café e malte tostado. Pode harmonizar com chocolate meio amargo.

 

 

 

 

Bierland Imperial Stout
Bierland Imperial Stout: uma cerveja nacional produzida pela cervejaria Bierland, possui um teor alcoólico de 7%. No aroma se destaca notas do malte torrado, chocolate e café. Apresenta um sabor adocicado e frutado. Harmoniza com chocolate meio amargo.

 

 

 

 

 

Brooklyn Black Chocolate Stout
Brooklyn Black Chocolate Stout: uma Imperial Stout, produzida pela Brooklyn Brewery, com um teor alcoólico de 10%. No aroma traz notas de café, chocolate e malte torrado. O sabor se apresenta com notas de chocolate e café, e uma sensação residual adocicada. Harmoniza com chocolate amargo.

 

 

 

 

 

Brooklyn Brown Ale
Brooklyn Brown Ale: uma Brown Ale com 5,6% de teor alcoólico, produzida pela Brooklyn Brewery. Possui aromas tostados, herbal e frutado. No sabor, notas suaves de café e chocolate. Uma boa dica é harmonizá-la com chocolate branco.

 

 

 

 

 

Chimay Grand Reserve
Chimay Grand Reserve: uma cerveja do estilo Dark Strong Ale, com teor alcoólico de 9%, coloração marrom-avermelhada e refermentada na garrafa. Aromas frutados, amargor harmonioso e sensação residual adocicado. Harmoniza com chocolate ao leite.

 

 

 

 

 

 

Colorado Demoiselle
Colorado Demoiselle: uma cerveja nacional produzida pela Cervejaria Colorado, com teor alcoólico na casa dos 6%. Possui um aroma e sabor intenso de malte torrado e café. Na boca nota-se um amargor característico da torrefação do malte. Ideal com chocolate meio amargo.

 

 

 

 

Eisenbahn Strong Golden Ale
Eisenbahn Strong Golden Ale: uma cerveja nacional, produzida pela Eisenbahn, com teor alcoólico de 8,5%. Possui no aroma notas de especiarias e no sabor uma combinação agradável do lúpulo, especiarias e álcool. Harmoniza com chocolate branco.

 

 

 

 

 

Fullers London Porter
Fuller’s London Porter: cerveja inglesa, bastante versátil e complexa, com 5,4% de teor alcoólico. Aromas de cereais torrados e chocolate, com um amargor intenso. Harmoniza com chocolate ao leite.

 

 

 

 

 

Kriek Boon
Kriek Boon: uma cerveja belga estilo Lambic Frutada, produzida pela Brouwerij Boon, possui teor alcoólico de 4% e uma linda coloração vermelho-rubi. Traz no aroma notas frutadas de cereja e azedo. No sabor a típica acidez do estilo, notas adocicada, amargor ausente e sensação residual adocicada. Harmoniza perfeitamente com chocolate branco.

 

 

 

 

La Trappe Dubbel
La Trappe Dubbel: cerveja Trapista, produzida pela Koningshoeven, com teor alcoólico de 6,5% e boa carbonatação. No aroma apresenta notas complexas e bem aromáticas. Harmoniza com chocolate ao leite de boa qualidade.

 

 

 

 

 

Traquair House Ale
Traquair House Ale: esta é uma Strong Scoth Ale, produzida pela Traquair House, com teor alcoólico de 7,2%. Possui um aroma acentuado de malte e amargor equilibrado, com sensação residual de malte tostado e toque de café. Pode acompanhar com chocolate amargo.

 

 

 

 

 

 

Wäls Dubbel
Wäls Dubbel: cerveja nacional do estilo Belgian Ale Dubbel, com um teor alcoólico de 7,5%. Aroma frutado com notas de malte torrado. Traz no sabor o torrado do malte e um amargor suave. Harmoniza com chocolate ao leite.

 

 

 

 

 

 

Wäls Petroleum
Wäls Petroleum: cerveja nacional, do estilo Russian Imperial Stout, produzida pela Cervejaria Wäls, possui um teor alcoólico de 12%. Traz no aroma notas de chocolate, café, toffe e caramelo. No sabor percebe-se notas de chocolate e café. Pode ser harmonizada com chocolate meio amargo.

 

 

 

 

 

Youngs Double Chocolate Stout
Youngs Double Chocolate Stout: uma cerveja inglesa produzida pela Wells & Youngs, com adição de chocolate, possuí um teor alcoólico de 5,2%. Em seu aroma notas de café, tostado e chocolate. Acompanha muito bem chocolate meio amargo.

 

 

 

 

 

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *