Concurso Mestre Cervejeiro Caseiro Bierland 2014

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A Cervejaria Bierland, de Blumenal, está convidando os cervejeiros caseiros de todo Brasil para participarem da terceira edição do Concurso Mestre Cervejeiro Caseiro Bierland, que contará com o patrocínio da Cooperativa Agrária, WE Consultoria e da Bio4 Soluções.

Concurso Mestre Cervejeiro Caseiro Bierland

A edição deste ano está aberta para todos os cervejeiros caseiros brasileiros, independente de serem ou não associados de alguma ACerva brasileira, para apresentarem suas melhores cervejas do estilo melhor Stong Scoh Ales, e contará com um total de apenas 100 (cem) inscrições.

As inscrições iniciarão no dia 05 de maio de 2014 e encerrarão no dia 16 de maio. Portanto, não deixe para última hora! Se tiver interesse em participar do Concurso Mestre Cervejeiro Caseiro Bierland 2014 faça sua inscrição já no dia 05, pois, como não são muitos vagas a chance de acabar logo é muito grande.

Confira o calendário de datas do concurso:

Calendário de datas
Início das inscrições 05 de maio de 2014
Encerramento das inscrições 16 de maio de 2014
Entrega das amostras 28 de julho a 16 de agosto de 2014
Julgamento 23 de agosto de 2014
Anúncio dos vencedores 30 de agosto de 2014

As três melhores cervejas caseiras serão premiadas e a receita campeã será produzida pela Cervejaria Bierland, num lote limitado, ficando o cervejeiro campeão convidado a participar da produção. E mais, caso algum dos vencedores seja membro de alguma ACerva, ele poderá indicar sua Associação que também terá uma premiação especial.

Se interessou em participar do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland? Confira o regulamento disponível nesse link para saber maiores detalhes do concurso.

Veja as características do estilo Strong Scotch Ale (BJCP 2008 9E), cerveja escolhida para a terceira edição do Concurso Bierland:

Aroma: Profundamente maltoso, com caramelo frequentemente aparente. Aromas secundários, como turfa, terroso e/ou fumaça também podem estar presentes, adicionando complexidade. A caramelização é frequentemente confundida com diacetil, o qual deve ser de baixo a ausente. Ésteres de baixo a moderado e álcool estão frequentemente presentes nas versões mais fortes. Lúpulo de muito baixo a ausente.

Aparência: Cor de cobre claro a castanho escuro, frequentemente com reflexos rubi profundos. Límpida. Normalmente possui um colarinho bege e volumoso, o qual pode não ser persistente nas versões mais fortes. “Lágrimas” de álcool podem ser evidentes nas versões mais fortes.

Sabor: Ricamente maltoso, com caramelização por fervura frequentemente aparente (particularmente nas versões mais fortes). Notas de malte torrado ou de fumaça podem estar presentes, bem como algum caráter de nozes – todos os quais podem perdurar até o final. Sabor e amargor de lúpulo de baixo a médio baixo, portanto o sabor do malte deve dominar. Diacetil de baixo a ausente, embora a caramelização possa algumas vezes ser confundida com diacetil. Ésteres e álcool normalmente estão presentes em níveis de baixos a moderados. Os ésteres podem sugerir ameixas, passas ou frutas secas. Normalmente cheio e doce no palato, mas o final pode ser doce a médio-seco (devido ao uso de pequenas quantidades de cevada torrada).

Sensação na Boca: Corpo de médio-cheio a cheio, com algumas versões (mas não todas) apresentando uma viscosidade espessa e pesada. Um calor alcoólico macio normalmente está presente e é bem-vindo, já que este equilibra o dulçor do malte. Carbonatação moderada.

Impressão Geral: Rica, maltosa e frequentemente doce, o que pode ser sugestivo de uma sobremesa. Os sabores secundários complexos do malte evitam uma impressão unidimensional. A intensidade e a maltosidade podem variar.

Estatísticas:
OG: 1,070 – 1,130
IBUs: 17 – 35 FG: 1,018 – 1,056
SRM: 14 – 25 ABV: 6,5 – 10%

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *