Calculadora Cervejeira

Precisando de uma Calculadora Cervejeira para te auxiliar em seu dia a dia cervejeiro?

Pois é, durante a fabricação de nossas cervejas, volta e meia, nos deparamos com a necessidade de fazer algum cálculo cervejeiro…

Seja para ajustar a adição de algum insumo, confirmar algum valor ou ainda converter alguma unidade de acordo com a nossa necessidade.

E foi justamente para te auxiliar nesse ponto que criamos essa Calculadora Cervejeira.

Aqui, você irá encontrar diversas ferramentas cervejeiras para você recorrer em seu dia a dia cervejeiro e facilitar ainda mais suas produções.

Veja agora as calculadoras cervejeiras que preparamos para você utilizar tanto na criação quanto na produção de suas cervejas. Confira!

Como Usar Essa Calculadora Cervejeira?

Utilize uma Calculadora Cervejeira para te Auxiliar em Seu dia a dia Cervejeiro

Logo abaixo você encontrará diversas ferramentas cervejeiras, como:

São ferramentas muito simples e prática para você recorrer em seu dia a dia.

Afinal de contas, uma hora ou outra, durante a produção de suas cervejas, você irá se deparar com a necessidade de se utilizar algum cálculo para te orientar nessa nobre arte de fazer cerveja em casa…

Porém, como muitos desses cálculos cervejeiros são um tanto quanto complexos e requerem uma certa atenção na hora de aplicá-los…

Utilizar uma calculadora cervejeira é uma excelente forma de facilitar seu dia a dia cervejeiro.

Dito isso, veja como é bem simples para você utilizar essa calculadora cervejeira.

Vamos observar um rápido exemplo…

Digamos que você queira saber a graduação alcoólica da sua cerveja.

Assim, basta você localizar a calculadora de abv e digitar os valores referente a OG e FG da sua cerveja nos respectivos campos: “QUAL FOI A SUA Densidade Inicial (OG)?” e “QUAL FOI A SUA Densidade Final (FG)”.

Feito isso, basta clicar no botão “Calcular”.

Para que dessa forma, a ferramenta calcule e apresente, logo abaixo, o percentual alcoólico da sua cerveja.

Bem simples, né?

E é basicamente dessa mesma forma que cada uma dessas ferramentas funcionam.

Agora, sempre que você precisar efetuar alguma correção ou algum calculo específico, basta recorrer as calculadoras cervejeiras abaixo para te auxiliar. 🙂


Calculadora de ABV

Calcule o ABV estimado da sua cerveja com base na OG (Densidade Inicial) e FG (Densidade Final) dela.

Com essa calculadora de abv você poderá estimar o teor alcoólico da sua cerveja com base no percentual de álcool por volume (ABV) contido nela:

QUAL FOI A SUA Densidade Inicial (OG)? OG
QUAL FOI A SUA Densidade Final (FG) FG
Teor Alcoólico em ABV %
Livro Da Cevada ao Copo o Guia Completo para Fazer Cerveja em Casa

Livro Da Cevada ao Copo

O Guia Completo Para Fazer Cerveja em Casa

Com este livro você irá descobir:

  • Como Dominar Cada Etapa do Processo Cervejeiro
  • +20 Dicas Essenciais para a Hora do Fabrico
  • Como os Insumos Cervejeiros Influenciam na Cerveja
  • E muito mais!

Saiba Mais


Calculadora de IBU

Estime a quantidade de amargor da sua cerveja em IBU, de acordo com as adições de lúpulo durante a fervura do mosto.

Utilize essa calculadora de ibu para te auxiliar tanto na hora de estimar o amargor da sua cerveja, quanto para efetuar possíveis correções, na lupulagem, durante o fabrico:

Volume: liter
OG: g/cm³
QT(g) Alfa(%) t(min) IBU
Total:

Se o lúpulo utilizado for em Pellet, você deverá adicionar +10% ao resultado do campo “Total”.

* Calculo baseado na formula de Tinseth. (Fonte: HelixS2S)


Calculadora Brix

Utilize essa calculadora brix para te auxiliar na hora de efetuar a conversão de Brix para Gravidade Específica:

BRIX
GRAVIDADE ESPECÍFICA

Solução Para Sanitização com Iodo

Esta ferramenta irá te ajudar a saber a quantidade adequada de iodo que se deve diluir em água, para se obter um solução de iodo com 12,5ppp (partes por milhão), indicada para uma sanitização sem enxague :

QUAL A QUANTIDADE DE Iodo ativo? %
QUAL A Quantidade de água para solução? L
Quantidade ADEQUADA Iodo que se deve usar
ml
Concentração de iodo ppp

Calcular o volume do Recipiente

Com esta ferramenta você poderá saber a quantidade em litros de um determinado recipiente, tal como o fermentador, com base em seu tamanho:

QUAL O Raio DO RECIPIENTE? cm
E A Altura DO LÍQUIDO? cm
Volume L

Converter de WK para Lintner

Em muitos casos se faz necessária a conversão de WK para Lintner, principalmente quando se pretende efetuar a inclusão de determinados maltes em software cervejeiro – como BeerSmith -, pois a unidade Windisch-Kolbach (WK) é frequentemente utilizado na Europa como uma medida secundária para o Poder Diastrático do malte. Assim, utilize a ferramenta abaixo para efetuar esta conversão:

WK
Lintner

Calculadora de Envelhecimento do Lúpulo

Com essa ferramenta você poderá estimar, com base no envelhecimento do lúpulo, qual o seu valor atual de alfa-ácido, considerando: a embalagem utilizada no armazenamento, a temperatura de armazenamento, a idade do lúpulo e o HSI**:

Alfa-Ácido Original (%) %
Índice de Armazenamento do Lúpulo (HSI) %
Temperatura de Armazenamento (ºC)
Condições de Armazenamento Saco plástico
Saco com barreira de oxigênio
Embalado à vácuo
Idade do Lúpulo em Dias
Alfa-Ácido Resultante (%) %

(**) Clique aqui para saber o HSI médio de um determinado lúpulo.

Observação: Todas as ferramentas aqui fornecidas são destinadas a produtores artesanais não devendo ser utilizada por produtores profissionais, afinal, mesmo cada uma delas tendo sido cuidadosamente criada, ainda assim, não podemos fornecer nenhuma garantia de sua precisão.

65 pensou em “Calculadora Cervejeira

    1. David Silva Autor do post

      Olá Danilo,

      A SG (Specific gravity) é a aferição da densidade em qualquer parte do processo, por exemplo, durante brassagem, antes do início da fervura, na fermentação, etc.

      Já a OG (Original Gravity) é a medida obtida após a fervura representando a quantidade de açucares totais dissolvidos no mosto – os quais foram obtidos por intermédio da brassagem -, sendo esta aferição realizada após a fervura e antes de inocularmos a levedura.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  1. mateus ribeiro

    boa tarde, a tabela para cálculo de IBU no link de cálculos cervejeiros não está funcionando…
    ao final aparece IBU= 0

    Responder
  2. Tiago Reis

    Boa noite David.

    Encontrei muitas explicações diferentes sobre como converter o brix do mosto fermentado para densidade. Muita gente comenta que pra converter o brix no fim da fermentação medido com o refratômetro a conta é mais complexa do que quando ainda não está fermentado. Tem alguma dica aí pra me passar, é que eu não tenho densímetro, só uso o refratômetro.

    Valeu!

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Tiago,

      Realmente a leitura da densidade final com o refratômetro é um tanto quanto problemática, pois o álcool contido na amostra tende a gerar um pequeno desvio na leitura, sendo fundamental nesse caso, o uso de alguma calculadora, como esta, para se estimar e corrigir esse valor. 😉

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  3. Cassio

    Oi David, parabéns pelo site, é de muita ajuda para pessoas iniciantes como eu. Tenho uma pergunta: consegui uma receita de uma Irish Red Ale e na receita ao lado da densidade final da fervura aparece “°P” entre parênteses. Assim: Densidade do mosto após a fervura: 1.050 g/L (12,39 °P). O que será que significa o °P?
    Outra dúvida: Para medir a densidade utilizando um densimetro o liquido deve estar na temperatura de calibração do densimetro né? Ou então se faz um cálculo de correção para ajustar o valor da densidade utilizando a temperatura do liquido… qual é esse cálculo?

    Obrigado!

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Cássio,

      Muito obrigado, fico bastante contente em saber que meus artigos têm te ajudado bastante 🙂

      Esse valor em parênteses e como o ºP é a representação da quantidade de açucares dessa amostra em graus Plato, ou seja, representado por uma outra medida também utilizada para se estimar a densidade de uma determinada amostra.

      Com relação ao densímetro, caso a amostra esteja numa temperatura acima da de calibração você precisará fazer o ajuste desse valor, que para tanto, poderá ser feito baseando-se na tabela apresentada nesse post: Como usar corretamente o Densímetro.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  4. Celio Jr.

    Boa noite!
    No calculo de qtde de Iodo para sanitizar, o que significa o “iodo ativo”? É o mesmo que “Iodo livre”?

    Obrigado!

    Responder
  5. Venicios Oro

    Bom dia, sou estudante de engenharia mecânica e estou fazendo um projeto de um tanque para fermentação de cerveja, você saberia me dizer qual é a densidade e o CP da cerveja? Teria algum livro explicando sobre isso?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Venicios,

      Poxa, não sei se para essa finalidade específica vou conseguir te ajudar, entretanto, vamos ver se de repente algum outro cervejeiro se manifesta por aqui. 🙂

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  6. Carlos Lazari

    Olá David,
    Fiz minha primeira brassagem para uma Belgian Pale Ale (18 litros). Utilizando panela com fundo falso num cooktop de uma boca de chama dupla a temperatura subiu demais, alcançando 88° no fundo da panela, ultrapassando a temperatura média indicada de 65°. A fase da fermentação terminou em sete dias com a estabilização de uma FG de 1.020, tendo obtido uma OG de 1060.
    Agora estou na fase de maturação numa adega adaptada com termostato a uma temperatura de 9°/10° (range on off de 1°) que representa metade da temperatura da fase de fermentação 19°/20°, conforme explicado em seu livro (Da Cevada ao Copo) em que devemos primeiro maturar para depois fazer a clarificação a frio, embora a receita do kit desta cerveja tenha indicado maturar a 5° por sete dias e depois engarrafar.
    Minha pergunta é se há algo que eu ainda possa fazer para melhorar o resultado da cerveja, entendendo que devido ao superaquecimento da mosturação a cerveja deverá ser muito encorpada e com baixo teor alcoólico.
    Abs,

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Carlos,

      Primeiramente, meus parabéns pelo início dessa sua jornada cervejeira 😀

      Sim, essa elevação da temperatura durante a brassagem pode realmente ter alterado um pouco o perfil de corpo da sua cerveja, que assim como você mencionou, acabará ficando mais encorpada.

      E para essa questão, infelizmente não conseguimos efetuar uma correção posterior, sendo o mais indicado aproveitar essa cerveja e programar uma condução melhor da temperatura da brassagem na próxima leva.

      Ah! E pelo valor de OG e FG que você passou, ainda assim, ela ficará com um poder alcoólico legal, por volta de 5,2% de ABV.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*