Aprenda a Criar Receitas Cervejeiras

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Uma das etapas mais interessantes e divertidas na fabricação da cerveja é, sem dúvida, a imensa possibilidade de criação e evolução das receitas cervejeiras.

Criando Receitas Cervejeiras

(foto adrianpike)

Montar sua própria receita não é nenhum bicho de sete cabeças, no entanto, é imprescindível que você entenda os fundamentos que se encontram por trás dessa divertida jornada.

Assim, para te introduzir na criação de sua própria receita, deixa eu te esclarecer o que acredito serem as bases para a criação de receitas cervejeiras…

1 – Escolha um estilo

Tudo partirá da escolha e estudo do estilo de cerveja que você pretende fabricar.

Conheça e entenda o perfil e as características do estilo escolhido, assim como os sabores, aromas, métodos indicados e ingredientes comuns para a fabricação dessa cerveja.

E, para te ajudar nessa escolha e estudo, nada melhor que um dos guias de estilos compilados pela Brewers Association (BA) e/ou Beer Judge Certification Program (BJCP).

2 – Qual o Objetivo para esta Cerveja?

Com a escolha do estilo, o próximo passo é definir qual o objetivo a ser alcançado com essa cerveja, ou seja, se será para participação em algum concurso, para agradar teu paladar, para a comemoração do aniversário de alguém, uma experiência maluca…

Ter o objetivo definido é o que te ajudará a criar o senso crítico da sua cerveja, te norteará nos cuidados durante o processo de fabricação e te conduzirá para alcançar seus resultados.

3 – Escolhendo os Ingredientes!

Agora que já sabemos o estilo e o objetivo da nossa cerveja, chegou a hora de selecionarmos os insumos. Até porque cada estilo pede um ingrediente específico para que se possa caracterizar como tal.

Imagine produzir uma Rauchbier sem malte defumado? Seria um tanto quanto estranho, não é?

E para nos auxiliar nessa etapa, vamos ao próximo passo!

4 – Pesquise por Receitas Cervejeiras

Para se ter uma ideia dos ingredientes mais comuns para um determinado estilo, principalmente se você não o conhece, é importante que se faça uma pesquisa por outras receitas para se ter uma noção dos ingredientes mais indicados.

Todavia, lembre-se que essa pesquisa vale apenas como uma “inspiração” para a sua receita, até porque você quer criar a sua própria receita, não é? 😛

Assim, para te auxiliar nessa busca selecionei alguns diretórios de receitas cervejeiras que recomendo bastante e que somam muitas receitas:

BeerSmith Beer Recipes
American Homebrewers Association
Beer Recipes
Byo
Beer Tools
Brewer’s Friend
Brewtoad
Receitas da Brew Dog

Abaixo seguem duas “cerejas” que te ajudarão ainda mais na criação de suas próprias receitas cervejeiras:

Brewing Classic Styles Recipe
Essa planilha é um compilado feito por Bobby Don Johnson de todas as 80 receitas cervejeiras apresentadas por Jamil Zainasheff e John Palmer no livro Brewing Classic Styles Recipe, sendo uma excelente fonte de consulta.

National Homebrew Competition (NHC)
Já essa outra planilha é uma comparação das cervejas campeãs do campeonato anual promovido pela American Homebrewers Association, no qual são apresentados cada estilo e em seguida as características das cervejas campeãs em cada um dos anos.

5 – Use um Software Cervejeiro

Após a escolha do estilo, objetivos e ingredientes, é hora de começar a montar sua receita.

E, para essa etapa, é altamente aconselhável a utilização de uma software cervejeiro – como o BeerSmith, por exemplo.

Sei que mesmo sem um software cervejeiro é possível montar sua receita, no entanto, efetuar todos os cálculos e mensurações necessárias te darão um bocado de trabalho, também te deixando passível de algum erro.

6 – Por fim… Seja Criativo!

Essa é uma das vantagens do cervejeiro caseiro e não pode ser esquecida.

Portanto, quando estiver elaborando, modificando ou aperfeiçoando uma receita busque sempre inovar e fazer novos experimentos, não se esquecendo da diversão e dos seus objetivos!

Ah! Qualquer dúvida não esqueça de comentar… 🙂

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

privacy Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

6 ideias sobre “Aprenda a Criar Receitas Cervejeiras

  1. joao nomelini

    Prezado Mestre !!
    Sei que um purista como voce nao deve gostar de usar o sitema que estou fazendo, mas os resultados e facilidades sao enormes.
    Qual a sua opiniao de usarmos o malt ja preparado ou Syrup de Malt.
    Voce acha que da bons resultados tambem ! Voce usaria algum outro material para enriquecer ainda mais este Malt industriaizado,e ter um resultado final interessante !!
    obrigado,

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá João,

      Pois é…rs

      Bem, hoje já existem algumas opções boas de extrato disponível no mercado, mas confesso que ainda não fiz nenhum teste com eles para ter a certeza da qualidade dos resultados em comparação ao uso de grãos.

      Todavia, acompanho alguns cervejeiros atestam ter bons resultados.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*