Água: a alma da cerveja

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sempre ouvimos comentários sobre a importância da água na fabricação da cerveja e como ela pode influenciar na qualidade e no sabor do produto final.

E é verdade! Afinal, a cerveja é composta de mais de 90% de água, portanto, não surpreende que os minerais contidos nela tenham papéis fundamentais no gosto da cerveja.

 

Água a Alma da Cerveja

Antigamente, a qualidade da cerveja sempre fora associada a qualidade da água utilizada pela cervejaria, tornando assim, muitas cidades famosas pela qualidade de suas águas.

Burton-upon-Trent, por exemplo, se tornou famosa por sua água extremamente dura, repleta de sulfato de cálcio e outros minerais, que favorecem uma fermentação vigorosa e um lupulado seco e pronunciado. Assim como a cidade de Pilsen (Plzen), ficou muito conhecida por sua água mole (com poucos minerais), que proporciona um sabor maltado e delicado, muito apreciado por fabricantes e apreciadores de cerveja Lager.

Atualmente, a maioria dos cervejeiros são capazes de ajustar as propriedades da água, conforme suas necessidades, para atingir um perfil adequado para um determinado estilo de cerveja.

Portanto, a água pode influenciar o resultado final da cerveja, mas se você não morar em nenhuma cidade célebre, não se preocupe. Pode-se utilizar água mineral ou da torneira (no caso da torneira não se esqueça de fervê-la para eliminar o cloro), para a fabricação de suas cervejas. Ou ainda, com um pouco de conhecimento e força de vontade, reproduzir um perfil de água ajustando os minerais.

Saúde! E até o próximo post…

 

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

2 ideias sobre “Água: a alma da cerveja

  1. Pingback: As cervejas do tipo Lager | Condado da Cerveja - Dicas para nobres adeptos da cerveja artesanal e caseira.

  2. Pingback: A água cervejeira - Condado da Cerveja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *