V Concurso Estadual da ACervA Paulista

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Cervejeiros do estado de São Paulo podem preparar suas panelas que em breve teremos mais um concurso estadual organizado pela Acerva Paulista.

Acerva Paulista

Em parceria com a Cervejaria Invicta, a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulistas (Acerva Paulista) irá realizar mais um concurso com o objetivo de incentivar e valorizar a cultura cervejeira caseira no estado de São Paulo.

E o estilo escolhido dessa vez foi Oktoberfest/Märzen, que de acordo com as definições do BJCP traz:

Aroma: Aroma rico de malte alemão (do malte Viena e/ou Munique). Um aroma de malte tostado de leve a moderado está frequentemente presente. Aroma de lager limpo sem ésteres frutados ou diacetil. Sem aroma de lúpulo. Aroma de caramelo é inapropriado.

Aparência: Cor de dourado escuro a vermelho alaranjado intenso. Limpidez brilhante com uma espuma firme, sólida e quase branca.

Sabor: Dulçor de malte inicial, mas o final é moderado seco. Maltosidade complexa e característica frequentemente inclui um aspecto tostado. Amargor de lúpulo moderado e sabor de lúpulo nobre de baixo a nenhum, com equilíbrio em favor do malte, embora o final não seja doce. Sabores perceptíveis de caramelo e torrado são inapropriados. Característica de lager limpa sem diacetil ou ésteres frutados.

Sensação na Boca: Corpo médio com uma textura cremosa e carbonatação média. Suave. Totalmente fermentada, sem um final enjoativo.

Impressão Geral: Suave, limpa e bastante complexa, com uma profunda característica de malte. Este é um dos clássicos estilos maltosos, com maltosidade frequentemente descrita como suave, complexa e elegante, mas nunca enjoativa.

Estatísticas:
OG: 1,050 – 1,057
IBUs: 20 – 28 FG: 1,012 – 1,016
SRM: 7 – 14 ABV: 4,8 – 5,7%

Poderão participar do V Concurso Estadual da ACervA Paulista, os cervejeiros caseiros do estado de São Paulo maiores de 18 anos, sócios e não-sócios, sendo o mesmo gratuito para os associados quites e R$ 50,00 para os não-sócios.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 02/05/2014 ou até quando atingir o limite de 150 cervejas inscritas. As avaliações serão realizadas no dia 31/05/2014 e o vencedor será divulgado no dia seguinte das avaliações.

A partir da receita vencedora a Cervejaria Invicta irá produzir 3000 litros da cerveja campeã, ficando o vencedor convidado a participar do processo de produção da cerveja, assim como, de escrever seu nome em toda a divulgação da mesma. Além é claro, de poder levar 36 garrafas da cerveja para casa.

Interessado? Acesse o formulário de cadastro e o regulamento do concurso.

PS: Observe que a data do julgamento mudou do dia 24/05 para o dia 31/05, assim como, a data de divulgação dos vencedores que mudou para o dia 01/06.

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*