Um pouco do St. Patrick’s Day

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

No dia 17 de março é comemorado em todo mundo o St. Patrick’s Day (dia de São Patrício), com a intenção de festejar o dia do santo considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.

Trevo - St. Patrick's Day

Pouco se sabe da vida de São Patrício, também chamado de St. Paddy. Nasceu na Grã-Bretanha, foi escravizado por piratas. Fugiu. Voltou para a Bretanha, onde num sonho, um anjo lhe disse para se tornar um missionário e difundir o Cristianismo na Irlanda.

Após um período de estudos, ele iniciou o processo de conversão dos irlandeses ao cristianismo, numa missão que durou trinta anos, terminando com seu falecimento em 17 de março de 461 d.C. Logo, a Irlanda decidiu lembrar sua morte como uma dia festivo, o St. Patrick’s Day, que com o tempo ganhou o mundo.

Devido a festa ser comemorada durante a quaresma, período de privações para os católicos, os Irlandeses passaram a ter uma “pausa” durante esse período para a comemoração ao Santo, o que aos poucos se tornou um dia liberado para festejar, comer e beber.

No dia de São Patrício as pessoas saem as ruas vestidas de verde e com o rosto pintado com os tradicionais trevo de três folhas, onde o verde representa a Primavera Irlandesa e o trevo para lembrar como o santo ilustrava a Santíssima Trindade em sua evangelização.

Com o passar do tempo, as conotações religiosas acabaram se distanciando da comemoração e o St. Patrick’s Day passou a ser celebrado como uma data de amizade e cultura irlandesa.

E a cerveja e o St. Patrick’s Day?

Por ser uma das bebidas mais populares da Irlanda, a cerveja não demorou muito para se tornar sinônimo de St. Patrick’s Day. Que com o tempo, acabou ganhando o tradicional chopp verde, criado exclusivamente para esta comemoração.
Além do chopp verde a Guiness também mantém uma presença forte no evento.

Consulta: O Historiador e Wikipedia

Uma ideia sobre “Um pouco do St. Patrick’s Day

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*