Um brinde as Moscas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sabemos que uma parte dos aromas de uma cerveja são gerados no processo de fermentação devido a ação das leveduras, mas, você sabe por que as leveduras produzem esses aromas?

É meu amigo, confesso que nunca tinha parado para pensar nisso, mas em busca dessas respostas, uma equipe na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, descobriu que o agradável aroma produzido pelas leveduras tinha um plano audacioso: atrair moscas!

Isso mesmo, moscas..rsrs

Intrigados, os cientistas a princípio não conseguiam assimilar o motivo para tal atitude das leveduras uma vez que parece ser uma desvantagem para elas. Porém, com o avanço da pesquisa, descobriram que devido as moscas transportarem os fungos em suas patas, como acontece com o pólen das flores, contribuíam desta forma para a disseminação das leveduras por um vasto território. Espertas!

O cientista que liderou a pesquisa, Kevin Verstrepen, afirmou que “devemos o aroma agradável da cerveja às moscas. As células da levedura tentam atraí-las produzindo aromas, e nós aproveitamo-nos disso porque temos esses aromas nas nossas cervejas e vinhos.”

Para chegar nessas conclusões os pesquisadores usaram uma caixa, onde dois dos quatro cantos saia ar normal, um dos cantos saia o ar com aromas produzidos pelo fungo s. Cerevisiae modificado sem o gene que gera o odor, e do outro com o odor normal produzido pelo fundo. Com o apoio de cinquenta moscas, verificaram que rapidamente as moscas eram atraídas pelo odor produzido pela s. Cerevisiae normal, mesmo variando a intensidade do odor.

Pois é meu amigo, agora quando estivar tomando uma cerveja e algumas moscas começarem a te rodear, sirva um copo pra elas e as agradeça por disseminarem nossos amigos “cervejeiros” por aí.. =P

Referência: DN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*