Processo de Produção da Cerveja Artesanal: Brassagem

224 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 224 224 Flares ×

Iniciarei uma sequencia de posts falando sobre o Processo de Produção da Cerveja, que percorrerá as etapas mais importante do fabrico desse precioso líquido: a brassagem, a fermentação, a maturação e o envase.

Mas antes mesmo de iniciarmos a brassagem (no post e no fabrico),  precisamos definir qual será o estilo da cerveja, seus maltes, lúpulos, levedura, tempo/temperatura fermentação… Para só depois, colocarmos a mão na massa (ou no malte).

Moagem do Malte

Com a receita elaborada, é hora de separarmos os maltes para moagem!

O início de um longo dia de brassagem....

O início de um longo dia de brassagem….

Nessa etapa, o malte é passado pelo moedor com a intenção de expor seu o endosperma para que o amido se transforme em açucares durante a brassagem.

Brassagem

O objetivo da brassagem é extrair os açucares do malte através do seu cozimento controlado, tendo a temperatura, tempo e ph, os parâmetros básicos para a produção do mosto.

Hummm... O cheiro do malte é muito bom...

Hummm… O cheiro do malte é muito bom…

A água quente é a grande responsável por ativar as enzimas naturais do malte, as quais possibilitam a quebra do amido em açucares fermentáveis (maltose) ou não fermentáveis (dextrinas), dependendo da temperatura utilizada.

Estar atento a temperatura durante a brassagem é importantíssimo para se atingir os parâmetros do estilo de cerveja escolhido, pois, os açucares extraídos a uma temperatura de 62ºC são diferentes dos liberados a 66ºC.

Lavagem/Filtragem

Após a conversão dos amidos em açucares, chegou a hora de iniciarmos a lavagem/filtragem do mosto que em seguida será levado para fervura.

A intenção da filtragem é reter o bagaço do malte, enquanto se transfere o mosto para outro recipiente (caldeira/caldeirão).

Entre os cervejeiros caseiros dois métodos de lavagem/filtragem são os mais utilizados: o Batch Sparge e o Fly-sparge. Sendo este último o mais difundido entre os cervejeiros brasileiros.

Lavagem/filtragem

No Fly-sparge é feita a re-circulação do mosto  com a intenção de se ter um mosto mais límpido e também proporcionar a compactação do bagaço, formando assim, uma malha filtrante que nos auxiliará na lavagem. Após a re-circulação, inicia-se a transferência desse mosto e a adicão gentil de água quente sobre o bagaço.

Após a lavagem/filtragem e antes de se iniciar a fervura, é importante se fazer a medição da concentração de açucares (a densidade inicial OG) para sabermos como nos saímos na brassagem, e assim ponderarmos possíveis correções durante a fervura.

Vamos a Fervura???

2 ideias sobre “Processo de Produção da Cerveja Artesanal: Brassagem

  1. Roberto Alves

    Quero informações sobre a produção de cerveja artesanal. Custo para iniciar a produção, onde se conseguir os ingredientes, cursos para produção.

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Roberto!
      Os equipamentos básicos para você iniciar nesse prazeroso hobby podem ser consultados nesse post: Equipamentos.
      Quanto aos ingredientes existem ótimas lojas na internet como a WE Consultoria e Lamas Brew Shop, que oferecem um ótimo suporte de insumos para o cervejeiro caseiro.

      Obrigado pela visita!
      Grande abraço e Boas cervejas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*