O segredo por trás da Espuma da Cerveja

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Pode parecer até piada, mas realmente a cerveja derrama muito menos que uma água ou café! E isso não é uma só uma observação de boteco…

O segredo da Espuma da Cerveja

Foi num daqueles momentos que sentamos no bar para beber uma ótima cerveja e expandir nossos pensamentos, que Alban Sauret refletindo sobre a dinâmica de fluidos, percebeu que sua cerveja derramava bem menos que um copo de água, e se mantinha mais estável quando movida de um lado para o outro.

“Percebemos que, quando carregávamos um pint de Guinness… Não espirrava praticamente nada”, disse Alban atual cientista da Frech National Center for Scientific Research, a Fusion.

Tomado por sua curiosidade e contando com a ajuda de físicos da Universidade de Princeton e da École Normale Superieure de Cachan, na França, conseguiu encontrar o “x” da questão o, grande segredo para a cerveja não derramar: a espuma.

Isso a Espuma!

A espuma faz com que quando a cerveja esteja em movimento as pequenas ondas geradas sejam amortecidas, estabilizando assim a cerveja no copo.

Para que os pesquisadores conseguissem comprovar se realmente era a espuma o grande segredo para cerveja não derramar do copo, utilizaram uma mistura de água com glicerol e detergente, num recipiente pequeno. Com o auxílio de uma engenhoca, injetaram ar na mistura para criar camadas de pequenas bolhas. E em seguida, sacudiram o recipiente para reproduzir algumas ondas. Assim, com uma câmera captaram o movimento do recipiente e descobriram que a espuma diminuía a altura – ou amplitude – das ondas em 90%.

Veja abaixo um experimento feito com um copo de Guiness, um de Heineken e outro café:

Pois é, a ciência está aí para explicar porque a cerveja não derrama com certa facilidade do copo, mas com o preço do nosso precioso líquido, aconselho você a movimentar seu copo com todo cuidado possível! 😉

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*