Gelando rapidamente sua cerveja

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quem nunca sentiu aquela vontade de tomar uma cerveja, mas quando se deu conta, todas as garrafas ou latas estavam quentes? Ou, você começou a preparar um delicioso churrasco, mas acabou se esquecendo de colocar a cerveja para gelar? Ou ainda, você vai à casa de um amigo para tomar umas cervejas e conversar sobre diversos assuntos, mas, quando vocês se dão conta só tem uma cerveja gelada? (Nesse caso a visita tem preferência!)

Com certeza pelo menos uma dessas três hipótese já aconteceu contigo, ou como no meu caso, as três. É claro que na hora a gente improvisa de diversas formas, ou até mesmo, se prepara antes.

(Imagem: Wikimedia Commons)

(Imagem: Wikimedia Commons)

Mas, que tal aprende a como gelar sua cerveja rapidamente, mas, usando materiais que você encontrará facilmente em sua casa – além da geladeira ou freezer é claro?

Então vamos aos preparativos….

Gelando rapidamente sua cerveja

Para gelar sua cerveja de uma maneira alternativa, você vai precisar de água, gelo, álcool e sal.

A medida de cada um desses ingredientes dependerá da quantidade de cerveja que se pretende gelar. Mas via de regra, seria um saco de gelo, um litro de água, um litro de álcool e meio quilo de sal. Depois de colocar todos os ingredientes num recipiente, basta acomodar as latas/garrafas de cerveja e esperar por volta de 3 minutos. Você poderá proporcionalizar essas medidas conforme a quantidade de cerveja que pretende gelar.

Vale ressaltar a importância do tempo de espera! Se deixar muito tempo a cerveja nesse “preparado” ela poderá congelar, ou ainda ficar muito gelada, prejudicando sua experiência com a bebida.

Lembre-se: cerveja boa, NÃO É cerveja estupidamente gelada! Cada estilo de cerveja pede uma temperatura adequada de consumo, para que seus aromas e sabores se tornem mais evidentes.

Mas como isso é possível?
Conforme explicado pela a revista Galileu: “O sal se dissolve facilmente na água e reduz seu ponto de congelamento. Pura, a água congela a cerca de 0 ºC. Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo. Além disso, o sal dissolvido provoca uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não.”

Vale a experiência! Principalmente nos momentos de aperto.

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *