Copo de cerveja, um para cada estilo

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 1 Flares ×

Tomar sua cerveja preferida em qualquer tipo de copo já é prazeroso. Agora, imagine provar essa mesma cerveja num copo adequado? Sem dúvida, a experiência será ainda melhor!

Copo de cerveja, um para cada estilo

O tipo certo de copo influencia consideravelmente na apresentação da cerveja, formação de espuma e liberação do aroma, contribuindo para sua experiência gustativa única.

Assim, coletei esse pequeno resumo acerca dos copos certos para cada tipo de cerveja, com a intenção de facilitar suas experiências gustativas.

Tipo de copo de cerveja

Copo PilsnerPilsner
Com um boca larga, alto e cônico, este copo é apropriado para as cervejas do tipo Pilsen, pois, possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma para o nariz.

 

Copo LagerLager
Muito utilizado em bares para servir chope, esse copo contribui para a formação e manutenção do creme. Ideal para algumas cervejas do tipo pilsner e american lager.

 

Copo CalderetaCaldereta
Um dos copos indispensáveis para se ter em casa. Com sua versatilidade, permite servir desde lagers claras, passando por IPAs, Bitter e chegando em Porter e Stout.

 

Copo PintPint
Copo desenhado para ser simples, barato e comportar boas quantidades de cerveja, é ideal para cervejas do tipo Bitter e Stout.

 

Weizen
Cumprindo, com uma boca mais larga que a base, projetado  para intensificar os aromas. Ideal para cervejas do tipo Weiss.

 

TulipaTulipa
Elegante e de corpo arredondado, para capturar os aromas. Ideal para cervejas com bastante espuma como algumas Strong Ale belgas, mas de qualquer forma, um copo bastante versátil.

 

CáliceCálice
Com uma haste longa para evitar a transferência de calor e uma boca larga que auxilia a apresentação dos aromas, é ideal para as cervejas trapistas.

 

FlautaFlauta
Com uma boca estreita para evitar que o gás carbônico se dissipe rapidamente, a Flauta é ideal para cervejas do tipo Bière Brut.

 

CanecaCaneca
Ideal para cervejas do tipo Oktoberfest e algumas Bitter. Muito utilizado também, para servir chope e cervejas vendidas na pressão.

 

MassMass
Pensando em festejar e beber bastante? O típico canecão alemão que suporte 1 litro, vai cair bem! Com paredes espessas e alça, auxilia na manutenção da temperatura da cerveja e permite brindar várias vezes…

 

TumblerTumbler
Robusto e pesado, com a parte externa facetada e boca larga. Ideal para servir cervejas do tipo witbier.

 

CilindricoCilíndrico
Fino e com diâmetro igual da boca ao fundo, contribui para a formação de espuma e concentração dos aromas, ideal para cervejas do tipo Kölsch e Altbier.

 

Copo AmericanoAmericano
O bom e velho copo americano! Provavelmente você tem um desse em casa, sem muitos mistérios: ideal para American Lager.

 

Pote de GeleiaPote de Geleia
Popularizou-se nos EUA e normalmente servido com a cerveja American IPA. Foi oficializado em 2013 como o copo do IPA Day no Brasil.

 

 

PokalPokal
Com fundo arredondado e boca estreita, esse copo é bastante versátil e serve bem lagers em geral e algumas Bock e Witbier.

 

ThistleThistle
Base abaulada para facilitar o encaixe da mão que contribui para o aquecimento da cerveja e liberação dos aromas. Ideal para cervejas do tipo Scotch Ale em geral.

 

Esta foi uma apresentação de alguns copos de cerveja que podemos encontrar sem muitos esforços no mercado nacional, além é claro, de mostrar como nossas experiências gustativas podem ser potencializadas com o tipo certo de copo para cerveja.

Mas relaxe! O importante é sua degustação ser sempre prazerosa…

Referência:
Brejas
Lupulento

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *