Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn 2014

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Já está aberta as inscrições para a 5ª edição do Concurso Mestre Eisenbahn! E desta vez a busca é pela melhor Belgian Blond Ale produzida em casa.

Concurso Mestre Eisenbahn 2014

O Concurso Mestre Eisenbahn 2014, um dos mais esperados pelos cervejeiros caseiros, ganha algumas novidades e ajustes em seu regulamento. Nesta edição, além de um e-mail com a confirmação do recebimento das cervejas, todos os participantes receberão um feedback das avaliações de suas receitas (duas coisas “simples” mas que deixou bastante cervejeiro caseiro chateado na última edição).

Pelo regulamento do concurso, o estilo escolhido – Belgian Blond Ale – deverá estar de acordo com as seguintes especificações:

– Densidade Original: 1.062-1.075

– Álcool: 6%-7.5%

– Amargor: 15-30 IBU

– Coloração: 4-7 SRM

– Densidade Final: 1.008-1.018

 

E para aqueles que não estão familiarizados com o estilo, as Diretrizes de Estilos do BJCP trás as seguintes características:

Aroma: Leve aroma terroso e condimentado de lúpulo, acompanhado de uma suave característica adocicada do malte Pilsen. Apresenta um sutil caráter proveniente das leveduras, que pode incluir compostos fenólicos condimentados, álcool perfumado ou como mel, ou ésteres frutados e com caráter de levedura (comumente parecidos com laranja e limão). Dulçor leve, que pode possuir uma ligeira característica similar ao açúcar. Sutil, mas ainda complexo.

Aparência: Coloração que varia do dourado claro ao profundo. Geralmente muito límpida. Colarinho de branco a quase branco, abundante, denso e cremoso, com boa retenção, apresentando rendado belga.

Sabor: Suave, inicialmente apresenta um dulçor leve a moderado característico do malte Pilsen, mas finaliza de médio-seca a seca e com algum álcool suave se tornando evidente no retrogosto. Amargor médio do lúpulo e do álcool para equilibrar. Leve sabor de lúpulo, que pode ser condimentado ou terroso. Características provenientes da levedura extremamente amenas (ésteres e alcoóis, que são por vezes perfumados ou similares a laranja e limão). Uma branda característica fenólica e condimentada é opcional. Algum leve dulçor caramelado ou similar a mel perceptível no palato.

Sensação na boca: Carbonatação de médio-alta a alta, podendo dar uma sensação de preenchimento da boca com bolhas. Corpo médio. Sensação quente de álcool de leve a moderada, mas ainda suave. Pode ser um pouco cremosa.

Impressão Geral: Uma ale dourada de força moderada que possui uma sutil complexidade belga, levemente adocicada, com final seco.

As inscrições poderão ser feitas através do site do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn até o dia 28 de junho e as amostras deverão ser enviadas entre os dias 10 e 18 de setembro.

A premiação do Concurso Mestre Eisenbahn 2014 traz um diploma de “Mestre Cervejeiro”, um certificado de vencedor do concurso e 15 caixas da cerveja produzida.

No hotsite do Concurso você poderá encontrar o regulamento na íntegra e preencher sua inscrição.

Preparem as panelas… A melhor Belgian Blond Ale pode ser sua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*