Como montar seu Fermentador e Maturador

222 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 222 222 Flares ×

Continuando nossos posts sobre Aprenda a Fazer Cerveja em Casa: Equipamentos Necessários, hoje vamos falar sobre Como montar seu Fermentador e Maturador, mas pode ficar tranquilo, esse não é nenhum bicho de sete cabeça.

Como vamos trabalhar com um produto alimentício, é essencial que utilizemos materiais atóxico para o manuseio do nosso precioso líquido, portanto, quando for comprar seu balde recomendo fortemente que se certifique de que o mesmo é atóxico.

Eu costumo utilizar aqueles baldes brancos, como o da imagem abaixo, pois são encontrados facilmente na internet e também em lojas de utensílios para casa.

balde-fermentador-maturador

Para aqueles que estão Montando seu Kit Cervejeiro de 20 litros, aconselho comprar um balde alimentício de 30l para acomodar perfeitamente o mosto durante a fermentação garantindo headspace suficiente para que não cause nenhuma sujeirinha por conta de uma fermentação intensa – além de você poder programar sua brassagem compensando as perdas e levando um pouco mais de mosto pra fermentação.

– Com o balde em mãos, é hora de escolher a torneira.

Eu recomendo comprar aquelas torneiras de jardim de 1/2″, como a da foto:

 

torneira-fermentador

Esse tipo de torneira é mais resistente que a de filtro comum e você consegue um controle melhor da vazão, sem contar que o bico ajuda bastante na hora da transferência.

É interessante comprar uma torneira com o mesmo diâmetro da serra-copo utilizada para montar sua panela cervejeira, no meu caso de 1/2″ (meia polegada), pois não será necessária a aquisição de nenhum outro equipamento.

Em muitos casos essas torneiras não vêm com as borrachas de silicone, como as de filtro, portanto será necessário pegá-las de alguma torneira velha ou, na pior das hipóteses, adquirir uma nova apenas para usar as borrachinhas. Essas borrachas são essenciais para garantir a vedação da torneira.

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉


– Na montagem do seu fermentador ou maturador, é importante posicionar a torneira numa altura por volta de 2 cm acima do fundo do balde para que você consiga separar a cerveja da levedura decantada na hora da transferência.

furo-fermentador

Observa que o furo foi medido levando em consideração a linha do fundo do balde e não a sua base

– No momento de furar o balde eu costumo fazer um pequeno furo com uma broca chata para usá-lo como guia e firmar a serra-copo, pois desta forma não se corre o risco da serra-copo deslizar no início do furo.

– Após fazer o furo, fixe a torneira no balde apertando até que fique bem firme.

torneira-fermentador-instalada

– Em seguida encha o balde com água e teste para ver se não está vazando, caso esteja, aperte mais um pouco.

– Para o Airlock será necessário fazer outro furo na tampa do balde, mas nesse caso será necessário tomar como base a parte inferior da rolha de borracha/silicone que irá utilizar para garantir que ela entre justa no buraco e garanta a vedação.

Furo na tampa do balde para acomodar o airlock

Furo na tampa do balde para acomodar o airlock

😉

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

47 ideias sobre “Como montar seu Fermentador e Maturador

    1. David Silva Autor do post

      Fala Alexandre!

      Esse balde eu comprei numa loja em São José dos Campos que vende utensílios para cozinha, vale dar uma olhada nessas lojas em sua cidade.
      Caso não encontre, você pode encomendar pela internet, tem bastante ecommerce vendendo. Dá uma pesquisada por “Balde Plástico Alimentício 30 litros – Jaguar”.

      Muito obrigado pelo comentário.
      Grande abraço e Boas cervejas! =)

      Responder
        1. David Silva Autor do post

          Fala Alexandre!

          Poxa, que ótima coincidência. Fico bastante feliz em saber que temos mais homebrew aqui por perto…rsrs =)
          Cara, pra evitar qualquer “publicidade” eu te encaminhei o endereço da loja por email!

          Forte abraço e boas cervejas!

          Responder
          1. Guilherme

            Poderia me enviar o endereço desta loja também. Sou de jacarei e estou comprando meus equipamentos para fazer minha primeira cerveja.

            Agradeço

    1. David Silva Autor do post

      Fala Alan,

      O ideal é consultar sempre o fabricante para se assegurar acerca da matéria-prima utilizada na fabricação da torneira, porém, em sua grande maioria são produzidas utilizando-se de Polipropileno (PP) ou PVC, sendo estes plásticos também utilizados em recipientes alimentícios.

      Forte abraço e boas cervejas!

      Responder
  1. Sarvio

    Ola David, encontrei para comprar baldes de 20 l de margarina, fiz a lavagem e vou fazer a sanitizaçao antes de colocar o mosto. Arrumei 4 baldes, vou dividir o mosto em 10 L em dois, e depois vou passar para outros 2 na maturaçao. Voce ve algum problema em usar esses baldes?

    Abraco
    Sarvio

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Fala Sarvio!

      Cara, não se tem problema algum em utilizar esses baldes, porém, é interessante se atentar a duas coisas:

      – Limpeza: faça uma ótima limpeza antes de usá-lo pela primeira vez, para facilitar, utilize Percarbonato de Sódio (o famoso Vanish do pote branco), mas lembre-se de enxaguar bem para retirar todo produto residual;
      – Vedação: dê uma checada para ver se o balde está vedando legal, pois em muitos casos a tampa já vem um pouco danificada.

      Abraço e boas cervejas!

      Responder
  2. Paulo

    Olá David, parabéns pelo site. Sou de Jacareí, se for possível por favor você me passar por email onde você achou o balde. Obrigado!

    Responder
  3. Mariana

    Oi David, também sou de SJC e estou procurando a loja que vende baldes alimentícios. Você poderia me mandar o contato, por favor? Aliás, vc sabe se tem algum lugar aqui perto que venda rolhas de silicone (ou borracha mesmo), pra tampar fermentador de vidro? Obrigada

    Responder
  4. Erick Mesquita

    Bom dia David, cara eu já vi vídeos de pessoas que usam aqueles galões de água de 20lts. Eles servem mesmo para esta função?

    Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Erick,

      Sim! Porém, a limpeza e sanitização dele se tornam um pouco mais complicado em comparação ao balde, mas pode ser usado sem problemas.

      Abraço e ótimas cervejas.

      Responder
    1. David Silva Autor do post

      Olá Douglas,

      Sim, pois, durante a maturação ainda se tem atividade celular, e com o airlock, é possível se fazer a eliminação dos gases gerados nessa fase.

      Forte abraço e ótimas cervejas.

      Responder
  5. andre

    Ola David, toh aventurando nas cervejas artesanais e também lhe pergunto, onde vc comprou o balde fermentador? Também sou de SJC.
    Abç.

    Responder
      1. Alexandre Carvalho

        No caso de eu usar um redutor de sedimentos… Posso fazer esse furo com 1,5 cm de altura em relação ao fundo?? Visto que o redutor fica com a abertura virada pra cima e só pegaria o líquido um pouco mais alto… Oque vc acha??
        E muito obrigado!

        Responder
        1. David Silva Autor do post

          Olá Alexandre,

          Nesse caso, pode sim!
          Só tenha cuidado para o furo não ficar muito próximo do fundo do balde, pois, poderá dificultar na hora de encaixar e fixar a torneira.

          Forte abraço e ótimas cervejas.

          Responder
  6. Edmundo Maia

    Olá David, bom dia!

    Tbm estou construindo meu equipamento para virar um Home Brewer, sou de SJCampos, você poderia me enviar o endereço da loja onde comprou o balde?

    Obrigado! Parabéns pelos posts, muito bacanas e esclarecedores.

    Responder
  7. Marcelo

    Oi David, também sou de SJC e estou procurando a loja que vende baldes alimentícios. Você poderia me mandar o contato, por favor?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*