Brassagem da Cerveja Artesanal 100% Brasileira

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Não podíamos deixar de constar em nossas postagens a brassagem da primeira cerveja produzida com insumos 100% brasileiro, fruto da garra e dedicação de nove cervejeiros gaúchos: Glauco Caon (Anner), Evandro Janovik (Saint Bier) e Eduardo Boger, Leo Sassen, Luis Balbinot, Marcelo Hartmann Terres, Pedro Joel Filho, Sylvio Marmora e Tiago Eduardo Genehr.

Esse marco na história cervejeira brasileira foi realizado no dia 20 de setembro de 2014, no Solar Coruja, em Porto Alegre/RS.

brassagem-cerveja-artesanal-100-brasileira

Como sabemos, por questões climáticas e até mesmo econômicas o Brasil não possui autonomia para produzir todos os insumos necessários para a produção da cerveja, forçando desta forma, a importação de muitos desses insumos por cervejeiros caseiros e cervejarias.

Os Insumos

A cevada que originou o malte utilizado na brassagem da cerveja artesanal 100% brasileira, foi cultivada em Ibirubá, onde o cultivo da cevada já é comum na região, e o processo de malteação foi realizado em Porto Alegre, na cervejaria Steilen Berg, pelo proprietário Juliano Zancanaro, e por Evandro Janovik, da Saint Bier.

O lúpulo por sua vez, está sendo cultivado de forma experimental por Eduardo Boger numa fazendo em Santana de Boa Vista (RS), há três anos. As variedades utilizadas são originárias da Eurupa e dos Estados Unidos.

Já a nossa amiga levedura, é uma espécie descoberta na região de São Francisco de Paula (RS), por Glauco Caon, para seu projeto de pós-graduação. Além da espécie utilizada nessa brassagem, outras três foram encontradas, sendo que toas atendem as especificações para uso na industria alimentícia.

Veja como foi a Brassagem da Cerveja Artesanal 100% Brasileira:

Referência: Revista Beer Art

Quer Aprender Mais Sobre Cerveja?

Cadastre seu email abaixo e receba gratuitamente as dicas e atualizações do blog!

Fique tranquilo, também odiamos spam 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*