As cervejas do tipo Lager

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando os bávaros descobriram que ao estocarem suas cervejas em cavernas frias, nos Alpes – com a intenção de preservá-las no verão -, elas se tornavam mais estáveis que as outras, eles arregaçaram as mangas e começaram a construir suas próprias grutas e adegas. E utilizando blocos de gelo cortados dos rios congelados durante o inverno, conseguiam esfriá-las a uma temperatura adequada. E ao descobrirem que se conseguia fermentar as cervejas a frio, começaram então além de armazenar, também a fermentá-la nessas grutas.

Assim, com a descoberta da levedura Lager, a Saccharomyces Uvarum, que gostava de trabalhar em temperaturas mais baixas, entre 6 e 12º C, e numa fermentação mais lenta que as Ale, iniciou-se a fabricação de um novo tipo de cerveja com aromas e sabores mais limpos, a cerveja Lager.

Cerveja Lager

Tendo como berço a Europa central, sem dúvida a cerveja Lager é um dos tipos de cerveja mais consumidos no mundo, principalmente no Brasil.

Com certeza, você já ouvido falar em Pilsen, né?

A cidade Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca – já imaginou que fosse a cerveja massificada né? -, é a terra natal das cervejas Pilsner.

Com sua água mole, Pilsen foi por anos a cidade referência nesse estilo de cerveja.

Espalhando-se rapidamente pela Europa, as cervejas lagers garantiram logo o sucesso e a aceitação dos consumidores. E foi a Pilsner Urquell, primeira cerveja Pilsner, a musa inspiradora para muitas outras cervejas Pilsen que consumimos hoje.

Cervejaria do século XVI

Cervejaria do século XVI

E nessa gama de estilos dentro do tipo Lager, podemos citar: Bohemian Pilsner, Helles, Märzen Oktoberfest, Dark Lager, Vienna, Bock, German Pilsner, Dunkel, Premium Lager, dentre outros.

E você, qual foi a cerveja Lager que mais gostou?

Referências:
Wikipédia
Brejas

Uma ideia sobre “As cervejas do tipo Lager

  1. Pingback: Processo de Produção da Cerveja Artesanal: Fermentação e Maturação | Condado da Cerveja - Dicas para nobres adeptos da cerveja artesanal e caseira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*